Por Simone Paiva – Analista de Comunicação – FUNDECC
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sedia, neste ano, o 17º Encontro Mineiro de Estatística, um dos eventos mais tradicionais da área na região. Com 165 inscrições confirmadas até o momento, o encontro será realizado ao longo de três dias no Salão de Convenções da universidade e terá como tema central “Riscos e desafios frente às mudanças climáticas” – uma discussão oportuna, na véspera da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece no próximo mês em Belém.
Realizado bienalmente e organizado em rotatividade pelas universidades mineiras – com a última edição sediada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) –, o evento tem como objetivo principal fomentar o Desenvolvimento Sustentável por meio da aplicação e do avanço das metodologias estatísticas.
De acordo com o coordenador do evento, Professor Paulo Henrique Sales Guimarães, a programação foi desenhada para aprofundar o tema.
“Teremos dois minicursos, destaque para o “Distributional Regression Using gamlss2”, ministrado pelo professor Dimitrios Mikis Stasinopoulos, da University of Greenwich (Reino Unido) – uma das maiores autoridades internacionais no tema. O curso abordará aspectos teóricos e práticos da modelagem de regressão distribucional, com aplicações em diversos contextos científicos e tecnológicos. Queremos usar a estatística como uma ferramenta poderosa para entender e propor soluções para um dos maiores desafios do nosso tempo“, adianta.
A Engrenagem por Trás do Conhecimento: O Apoio da FUNDECC
Por trás da complexa organização que permite a reunião de dezenas de pesquisadores e estudantes, está o apoio operacional fundamental da Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECC). A fundação atua em todas as fases do evento, desde a elaboração do plano de trabalho até as aquisições e a prestação de contas final.
Miguel Ribeiro Borges, do setor de projetos da FUNDECC, explica que a agilidade é crucial. “Esse encontro recebeu apoio desde a elaboração do plano de trabalho até as aquisições e entregas. O processo é semelhante ao de um projeto de pesquisa, mas no caso de um evento, temos que ser mais certeiros e ágeis, pois o tempo é bem menor“, compara.
O desafio está na logístico de um evento de prazo curto. “A expertise da FUNDECC em gestão administrativa e financeira permite que os organizadores acadêmicos – professores e alunos do Departamento de Estatística – se dediquem integralmente ao conteúdo científico e à experiência dos participantes, enquanto a Fundação assegura a saúde financeira e a transparência de todos os processos“, comenta a analista do projeto Carolina Ferreira Machado.
Uma Ponte entre a Ciência e a Urgência Global
A escolha do tema coloca o 17º Encontro Mineiro de Estatística na vanguarda das discussões científicas nacionais. Ao trazer a estatística para o centro do debate sobre as mudanças climáticas, o evento demonstra como a área é fundamental para modelar cenários, calcular riscos e avaliar o impacto de políticas públicas, estando intrinsecamente ligada à busca por um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.
Informações:
· 17º Encontro Mineiro de Estatística
· Tema principal: “Riscos e desafios frente às mudanças climáticas”
· 22 a 24 de outubro
· Salão de Convenções da UFLA, Lavras-MG
· Organização: Departamento de Estatística da UFLA, com apoio da FUNDECC.








Obrigada pelo apoio.

Que bom que vc gostou!

Realmente foi apaixonante fazer essa reportagem.

Parabens, Graça. Ótimo artigo. Tenho muito orgulho de voçe.

Somos honrados em participar e divulgar a pesquisa da professora Graça.

Deixe um comentário