A Fazenda Muquém (Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária da UFLA (CDCT) é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e recebeu uma colheitadeira classe cinco, fruto de um projeto financiado pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), adquirida por meio de seleção pública no valor de R$ 1,4 milhão pela gestão da FUNDECC (Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural). Segundo o professor do Departamento de Biologia, João Cândido de Souza, esta é a primeira colheitadeira desse nível na universidade.
O equipamento faz a separação e a limpeza dos grãos, reduzindo impactos e garantindo grãos íntegros. Além disso, faz monitoramento do cultivo, fornecendo informações sobre umidade e produtividade. Com 4,96 metros de largura (rodado duplo), 4 metros de altura, 7,35 metros de comprimento e peso de 11.950 quilos, a colheitadeira funcionará como um laboratório de uso múltiplo, permitindo que alunos, pesquisadores e professores tenham acesso, inclusive para manuseio.
A Fazenda Experimental conta com 158 hectares, divididos em áreas experimentais, de produção, áreas de preservação permanentes e outras estruturas e está localizada na região conhecida como Muquém. Inaugurada em setembro de 2012, tem como objetivo principal pesquisas genéticas e melhoramento de plantas. “Todo experimento de campo é realizado na fazenda”, explica o professor, que atende cerca de 80 alunos por dia e contribui para a publicação de pelo menos 50 teses por ano.

Obrigada pelo apoio.

Que bom que vc gostou!

Realmente foi apaixonante fazer essa reportagem.

Parabens, Graça. Ótimo artigo. Tenho muito orgulho de voçe.

Somos honrados em participar e divulgar a pesquisa da professora Graça.

Deixe um comentário