Por Simone Paiva – Analista de Comunicação – FUNDECC
O 18º Ciclo de palestra em cafeicultura que começa no próximo dia oito de outubro comemora os 30 anos do NECAF/UFLA (Núcleo de Estudo em Cafeicultura) e traz temas importantes para lavoura de café como manejo de doenças, nutrição da planta e o que há de novo na consultoria que deve ser prestada ao produtor rural. O evento tem o apoio da FUNDECC/UFLA (Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural)
O professor de produção e melhoramento de café e tutor do NECAF, Tiago Teruel Rezende, reforça que o manejo adequado da lavoura contribui para amenização dos efeitos da deficiência hídrica e outras adversidades que vem gerando uma preocupação e a busca por alternativas está sendo estudada e pesquisada para conter o impacto que se acumula há três anos no setor. Antes de 2020, contando com a bienalidade do café, eram 30 sacas por hectare em anos favoráveis e 23 sacas nos anos de baixa, “há três anos o nosso país trabalha no negativo, como se estivesse sempre no ano desfavorável”, destaca o professor. O docente disse ainda sobre o estudo permanente de alternativas e diversidade para a amenização desses efeitos desfavoráveis à produção de café, dando maior capacidade de resiliência da planta do café.
O NECAF quer incentivar uma cafeicultura moderna e mais tecnológica que chegue ao cafeicultor. O objetivo neste Ciclo de Palestras é levar conhecimento para melhorar o trabalho de consultoria e capacitar estudantes da área para seguir um caminho inovador. Nesta novo edição, fundadores, professores e ex-estudantes que ajudaram a consolidar o núcleo como referência em pesquisa serão homenageados como convidados de honra.
Programação:
Ciclo de Palestras em Cafeicultura em sua XVIII edição será de três dias de evento e conta com um corpo de palestrantes constituído de renomados profissionais, sendo eles:
08/10: Renato Fonseca de Paiva sobre “Manejo nutricional para altas produtividades e cultivares de alta exigência”, e Leandro Carlos Paiva sobre “Inovações de secagem na melhoria de qualidade”.
09/10: Alisson Campos sobre “Estratégias de manejo para plantas daninhas de difícil controle no cafeeiro”. Neste dia, haverá também um Happy Hour no CIUNI para integração e networking.
10/10: Tales Pereira Alves sobre “Consultoria agronômica na cafeicultura: entre desafios, manejo e conquistas no campo”, e Éder Carvalho Sandy sobre “Planejamento de manejo de doenças não-calendarizado”.
Para a realização desse evento, as inscrições serão pagas e feitas via o formulário: https://forms.gle/qYetaaj3ojUDS2Ws6

Gratidão, Maykon, pelo seu comentário tão generoso. Participar desse workshop foi, de fato, uma experiência de aprendizado incrível.

Como colaborador da FUNDECC, fico muito orgulhoso em fazer parte desse novo momento que a instituição está construindo. Eventos como…

Muito obrigado! Seu reconhecimento nos motiva ainda mais a seguir trabalhando com excelência.

Gratidão pelo seu Comentário!

Parabéns a todos os Stakeholders! É um grande projeto de inovação. Pois, entendendo quais microbiotas estão presentes na fermentação do…

Deixe um comentário