Por Simone Paiva – Analista de Comunicação – FUNDECC
O 18º Ciclo de palestra em cafeicultura que começa no próximo dia oito de outubro comemora os 30 anos do NECAF/UFLA (Núcleo de Estudo em Cafeicultura) e traz temas importantes para lavoura de café como manejo de doenças, nutrição da planta e o que há de novo na consultoria que deve ser prestada ao produtor rural. O evento tem o apoio da FUNDECC/UFLA (Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural)
O professor de produção e melhoramento de café e tutor do NECAF, Tiago Teruel Rezende, reforça que o manejo adequado da lavoura contribui para amenização dos efeitos da deficiência hídrica e outras adversidades que vem gerando uma preocupação e a busca por alternativas está sendo estudada e pesquisada para conter o impacto que se acumula há três anos no setor. Antes de 2020, contando com a bienalidade do café, eram 30 sacas por hectare em anos favoráveis e 23 sacas nos anos de baixa, “há três anos o nosso país trabalha no negativo, como se estivesse sempre no ano desfavorável”, destaca o professor. O docente disse ainda sobre o estudo permanente de alternativas e diversidade para a amenização desses efeitos desfavoráveis à produção de café, dando maior capacidade de resiliência da planta do café.
O NECAF quer incentivar uma cafeicultura moderna e mais tecnológica que chegue ao cafeicultor. O objetivo neste Ciclo de Palestras é levar conhecimento para melhorar o trabalho de consultoria e capacitar estudantes da área para seguir um caminho inovador. Nesta novo edição, fundadores, professores e ex-estudantes que ajudaram a consolidar o núcleo como referência em pesquisa serão homenageados como convidados de honra.
Programação:
Ciclo de Palestras em Cafeicultura em sua XVIII edição será de três dias de evento e conta com um corpo de palestrantes constituído de renomados profissionais, sendo eles:
08/10: Renato Fonseca de Paiva sobre “Manejo nutricional para altas produtividades e cultivares de alta exigência”, e Leandro Carlos Paiva sobre “Inovações de secagem na melhoria de qualidade”.
09/10: Alisson Campos sobre “Estratégias de manejo para plantas daninhas de difícil controle no cafeeiro”. Neste dia, haverá também um Happy Hour no CIUNI para integração e networking.
10/10: Tales Pereira Alves sobre “Consultoria agronômica na cafeicultura: entre desafios, manejo e conquistas no campo”, e Éder Carvalho Sandy sobre “Planejamento de manejo de doenças não-calendarizado”.
Para a realização desse evento, as inscrições serão pagas e feitas via o formulário: https://forms.gle/qYetaaj3ojUDS2Ws6