A Fazenda Muquém (Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária da UFLA (CDCT) é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e recebeu uma colheitadeira classe cinco, fruto de um projeto financiado pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), adquirida por meio de seleção pública no valor de R$ 1,4 milhão pela gestão da FUNDECC (Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural). Segundo o professor do Departamento de Biologia, João Cândido de Souza, esta é a primeira colheitadeira desse nível na universidade.
O equipamento faz a separação e a limpeza dos grãos, reduzindo impactos e garantindo grãos íntegros. Além disso, faz monitoramento do cultivo, fornecendo informações sobre umidade e produtividade. Com 4,96 metros de largura (rodado duplo), 4 metros de altura, 7,35 metros de comprimento e peso de 11.950 quilos, a colheitadeira funcionará como um laboratório de uso múltiplo, permitindo que alunos, pesquisadores e professores tenham acesso, inclusive para manuseio.
A Fazenda Experimental conta com 158 hectares, divididos em áreas experimentais, de produção, áreas de preservação permanentes e outras estruturas e está localizada na região conhecida como Muquém. Inaugurada em setembro de 2012, tem como objetivo principal pesquisas genéticas e melhoramento de plantas. “Todo experimento de campo é realizado na fazenda”, explica o professor, que atende cerca de 80 alunos por dia e contribui para a publicação de pelo menos 50 teses por ano.